Como fazer uma Permuta entre Imóveis..
Não são raros os casos em que devido a uma nova conjuntura familiar, o proprietário precisa trocar de imóvel. Situações como a saída dos filhos de casa ou o crescimento da família fazem com que haja necessidade de espaços mais reduzidos, ou mais amplos, o interessado, então, deverá tocar duas negociações ao mesmo tempo, enquanto dá início ao processo de venda do seu imóvel e também procurar o novo lar.
O grande objetivo, sem dúvidas, é conseguir sincronizar ambas as negociações a ponto de quando concluir a venda do imóvel, a nova casa ou apartamento já estar disponível para habitação. Para que esse cenário ideal torne-se possível, é importante que o proprietário deixe o processo de venda adiantado. É um erro iniciar tal procedimento somente quando já encontrou o imóvel que pretende comprar.
A mesma lógica se aplica aos casos em que há necessidade de financiar parte do valor do novo imóvel. Antes mesmo de começar a procura, o mais prudente a se fazer é deixar o processo de aprovação de cadastro adiantado no banco. Assim, não há risco de se perder um excelente negócio por qualquer entrave burocrático.
Para quem quer trocar de imóvel, o contexto da negociação citado acima é o mais complicado dos cenários. A boa notícia é que há uma forma não só mais simples, como também mais econômica, chamada permutaimobiliária. Há duas modalidades. Na primeira, em casos de imóveis de mesmo valor de mercado, acontece a troca simplesmente. Na segunda, para propriedades de preços diferentes, aquele que possui o imóvel de menor valor paga a diferença.
Este tipo de negociação possui algumas vantagens. A economia com imposto de renda é uma delas. A permuta entre imóveis de idêntico valor de mercado ou na qual não há pagamento adicional – ou seja, só houve uma troca – é isenta de IR. Mesmo que essa troca seja entre propriedades de preços diferentes. É importante lembrar que, para o imposto de renda, todo tipo de imóvel é passível de permuta, ou seja, não só casas e apartamentos, mas também terrenos, lotes, prédios, etc.
Outra vantagem da permuta é facilidade para negociação. Um processo muito menos desgastante do que tratar de vender um imóvel e comprar outro simultaneamente. Apesar de ser um procedimento mais simples, é fundamental verificar se a documentação do imóvel a ser adquirido na permuta está perfeita, ou seja, se não há penhora, hipoteca ou qualquer outro tipo de ônus que fique pendente para o novo proprietário.